quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pedalando pela vida com a CORSAN

Os alunos de 5ª a 8ª série da ESCJ, participaram neste dia 27 de setembro do passeio ciclístico promovido pela CORSAN, em prol do saneamento ambiental do RS. Os alunos pedalaram da Praça Antonio Satte Alam, em Pedro Osório até a Praça João Amélio Dias, no Cerrito.

Eleições e Cidadania na ESCJ

No dia 24 de setembro, das 13h30m ás 15h30m, no salão de atos da ESCJ, os alunos da educação infantil a 4ª série tiveram uma aula prática de cidadania. Estiveram na escola os funcionários do Cartório Eleitoral de Pedro Osório João Bernardi, Lucas Reis e Eduardo Silva da Silva, com duas urnas eletrônicas, para simulação de voto. Os alunos puderam aprender um pouco sobre cidadania e votar em candidatos fictícios. Este Projeto foi desenvolvido pela professora da Educação Infantil, Maria Helena de Souza Barbosa, e teve por objetivo desenvolver a cidadania, compreender seus direitos e obrigações, compreender as características fundamentais das eleições, construíndo a noção de identidade nacional, questionar a realidade e construir o conceito de democracia dentro do cotidiano das crianças. As eleições foram um sucesso! Confira o resultado dos candidatos vencedores:
- Para Deputado Estadual: UVA - 12 votos (57%)
- Para Deputado Federal: MORANGO - 14 votos (59%)
- Para Senador: GATO - 23 votos (71%)
- Para Governador: BOXE - 13 votos (76%)
- Para Presidente: JACARÉ - 14 votos (77%)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Alerta das águas – Dia da árvore

Em comemoração ao dia da árvore, sob a coordenação do Sr. Air Sória, um grupo da comunidade, alguns alunos, professora Carla Margot de C. Oliveira e Irmã Anair Maria Loro participaram no dia 19 de setembro, das 8h às 11h, da caminhada as margens do Rio Piratini recolhendo lixo, especialmente plásticos que danificam a natureza. Neste dia dedicado a árvore o slogan que acompanhou a caminhada foi: “O Planeta depende dela (árvore) e nos dependemos dele”.

Palestra – Revolução Farroupilha

Aconteceu no salão de atos da ESCJ, no dia 17 de setembro, ás 09h, uma importante palestra sobre a Revolução Farroupilha para aproximadamente 80 pessoas entre alunos de 5ª a 8ª série e professores. O palestrante, professor Marcelo Gil, foi muito feliz nas suas colocações sobre a história da Revolução Farroupilha. A mais longa das revoltas ocorridas no Brasil, no RS, comandada por Bento Gonçalves, teve início em 20 de setembro de 1835 e termino em 1845. A revolução teve várias causas, mas destacaram-se os elevados impostos sobre o charque que prejudicavam os gaúchos criadores de gado pois tinham que enfrentar a concorrência de argentinos e uruguaios.
Bento Gonçalves foi preso e nesse período Antônio Neto, em Jaguarão, em 1836, proclamou a República Rio-Grandense, instalando sua sede na vila de Piratini, a 1ª Capital Farroupilha.


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Concurso de Carreteiro na ESCJ

Em comemoração a Semana Farroupilha, Os alunos de 5ª a 8ª série participaram no dia 18 de setembro, no pátio da ESCJ, do Concurso de Carreteiro. Formaram-se 10 equipes de até 6 alunos em cada equipe para o concurso.
No horário previsto chegavam com lequinho a gás, pratos e ingredientes para fazer o carreteiro. Escolheram o local, e começaram os preparativos. Às 11h20min a comissão julgadora iniciou o teste. Pelas 12h os alunos foram reunidos no saguão da escola para receberem o resultado e a recompensa pelo esforço e dedicação na preparação do arroz carreteiro. Fizeram parte da mesa julgadora os senhores: Osório Vergara, Sérgio Alexandre Ioost e Edson Luiz (Xiru). O 1º e o 2º lugar foram gratificados com uma medalha e 3º lugar com uma caixa de bombons. Membros do “Sentinela da liberdade” - alunos da 5ª série classificados em 1º lugar: Thuany Gowert, Lavínia Euzébio Pereira, Rhíchar T. Ferreira, Nicolas Caldeira, Lorenzo Vaguetti e Ingrid Peres. O grupo “Chimangos do Rio Grande” - alunos da 8ª e 7ª série classificados em 2º lugar: João Pedro Bessa,Bruno Oliveira , Ricardo de Souza, Conrado Goulart, Eduarda Castro e Thuany Martins e o grupo dos “Farrapos” - alunos da 8ª, 7ª e 6ª série classificados em 3º lugar: Plínio Porto Feijó, Luan Saldanha, Lucas ferreira, Gabriel Soares e Yan Barros Bento.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Programação Especial na Semana Farroupilha

Acendimento da Chama Crioula em Pedro Osório
Na celebração da Semana Farroupilha, os alunos da 1ª série da ESCJ presenciaram no dia 08 de setembro ás 15h30m o acendimento da Chama Crioula em Pedro Osório que foi a cidade escolhida para ser Sede Regional deste ano. O acontecimento foi na Praça do Gaúcho e na ocasião estiveram presentes autoridades, representantes das escolas de toda a rede do município, além dos cavalarianos de toda a região, que vieram buscar aqui a centelha da chama Crioula para levarem a seus municípios.


Missa Crioula
A Escola Sagrado Coração de Jesus, em comemoração a Semana Farroupilha, organizou a celebração Eucarística típica da cultura gaúcha, a Missa Crioula. A Missa foi celebrada pelo Padre Elpídio da cidade de São Lourenço do Sul e aconteceu dia 15 de setembro, no salão de Atos, ás 10h30m, para aproximadamente 100 pessoas, entre alunos, familiares, pessoas da comunidade e professores. Todo o contexto da missa foi dentro da tradição gaúcha com cantos, trajes típicos e ofertório com símbolos dos costumes gaúchos.


Mateada
Na tarde do dia 15 de setembro, ás 15h30m a ESCJ organizou uma mateada para os alunos da Educação Infantil a 4ª série, familiares e professores no pátio da escola. Muitos alunos vieram pilchados e partilharam o momento entre si com roda de chimarrão, pipoca e dança.